Amigoo, quem tem cuida.
Contato: 0800 717 3333 | Atendimento 24 horas
Amigoo, quem tem cuida.
Contato: 0800 717 3333 | Atendimento 24 horas

Alimentos que previnem as bolas de pelos

Os gatos são animais extremamente limpos e fazem sua higiene lambendo o corpo, com o intuito de também removerem os pelos mortos. Isso faz com que eles acumulem pelos no sistema digestivo, formando as famosas “bolas de pelos”.

As bolas de pelo formam o “tricobezoar”, que são formados por, além de pelo, secreções gástricas, sendo isso o que o gato costuma vomitar. Em alguns casos, quando o felino não as expele, pode ocorrer até obstrução intestinal e a necessidade de uma intervenção cirúrgica.

Para o gato, expelir essas bolas de pelo através do vômito é melhor do que defecá-las, mas o importante é expeli-las. Eles costumam passar até duas horas diariamente se lambendo, então você pode imaginar a quantidade de pelo que ele acaba ingerindo.

Os mais afetados são os gatos de pelos longos, como os Persas. Por isso é fundamental que o tutor escolha um alimento específico para eles. Uma dica é escolher alimentos que contenham óleo mineral e fibras, que estimulam a regulação intestinal e ajudam a evitar bolas de pelos.

Algumas linhas possuem produtos indicados para prevenção das “Hair balls”. Esses produtos são feitos especialmente para ajudar a lidar com esse hábito tão comum, mas que pode ser problemático, dos gatos. Peça ajuda ao seu veterinário para encontrar e escolher esses alimentos.

About the author