Amigoo, quem tem cuida.
Contato: 0800 717 3333 | Atendimento 24 horas
Amigoo, quem tem cuida.
Contato: 0800 717 3333 | Atendimento 24 horas

Ensine seu gato a arranhar os lugares certos

ensine-seu-gato-a-arranhar-os-lugares-certos

Todo ensinamento feito a gatos exige paciência e certas táticas, mas é, sim, possível ensiná-los a arranhar apenas os lugares certos em casa. Primeiro de tudo, é fundamental ter arranhadores disponíveis pela casa, com alturas diferentes e na horizontal e vertical. A lógica é que, se o gato tiver vários lugares bacanas para arranhar, não terá necessidade de usar os móveis.

E o reforço negativo não funciona com os nossos Amigoos. Não adianta criticar, xingar ou gritar. Pode ser mais eficaz ‘assustar’ quando estiver arranhando um local inadequado.

Além disso, o reforço positivo deve ser usado quando o gato utilizar o local correto, seja com carinho, petiscos ou até uma conversa. O problema está no humano, e não no pet. O felino está seguindo seus instintos e arranhará só o necessário. O problema é para o tutor que tem a mobília danificada.

É sempre necessário oferecer as opções corretas e, assim, amenizar o problema. O erro mais comum é querer resolver com pressa e brigas. E os ensinamentos não servem apenas para filhotes, gatos adultos também podem aprender a não arranhar a mobília com a adequação do ambiente e utilização de feromônios sintéticos vendidos como spray ou difusor. Já no local desejado, pode-se passar o catnip se o gato responder à erva.

(Fonte: Revista Meu Pet | Ed.43)

About the author