Amigoo, quem tem cuida.
Contato: 0800 717 3333 | Atendimento 24 horas
Amigoo, quem tem cuida.
Contato: 0800 717 3333 | Atendimento 24 horas

Baixa umidade também prejudica a saúde dos pets

Baixa umidade também prejudica a saúde dos pets

Nos últimos dias uma massa de ar seco tem predominado sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste, deixando o tempo aberto e mais quente. Como consequência, os níveis de umidade do ar caem, ficando abaixo de 30% em muitas áreas, o que já é considerado estado de atenção.

Para as pessoas que tem problemas respiratórios, situações como essa prejudicam a saúde e aumentam a dificuldade de respirar.  No caso dos animais, eles sofrem com os mesmos problemas. De acordo com a clínica veterinária Petz, nesta época do ano são registradas um aumento de cerca de 60% nos problemas respiratórios e oculares, nos atendimentos ambulatoriais.

Com a umidade do ar baixa, cães e gatos podem começar a apresentar sintomas de irritação, como coceira nos olhos, boca seca, além de cansaço e dificuldade para respirar. De acordo com a veterinária Karina Mussolino, animais que tem um focinho mais curtos, como o shi-tzu, pug, e bulldogs, já possuem dificuldade para respirar, mas com o tempo seco esse problema se agrava.

Para melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação, é recomendado evitar passeios longos nas horas mais quentes do dia, além de outros cuidados que os donos devem ficar atentos. Confira a seguir dez dicas que irão auxiliar a amenizar os efeitos do clima para seu bichinho:

1 – Fique atento à alimentação, se o animal está comendo bem, se continua ativo e brincando.

2 – Hidratação é importante para os humanos e para os animais, leve sempre recipientes de água para os passeios. Em casa, troque a água várias vezes ao dia.

3 – Deixe toalhas molhadas ou bacias com água próximas aos locais de descanso. Umidificadores de ar também são recomendados, isso além de beneficiá-los, ajudará na sua saúde.

Sua saúde também pode ser prejudicada. Saiba como se cuidar quando o ar está seco!

4 – Diminua quantidade de exercícios, principalmente entre 10h e 16h.

5 – Faça hidratação com produtos específicos para pets.

6 – A inalação pode e deve ser feita somente com soro fisiológico para animais com problemas respiratórios durante fases de tempo seco, pois umidifica as vias aéreas e facilita a respiração.

7 – A limpeza dos olhos deve ser feita com solução fisiológica, passando o algodão delicadamente.

8 – Mantenha a vacinação contra a gripe em dia, assim como todas as outras, além do reforço anual.

9 – Fique atento a qualquer sinal de tosse, secreção nasal e ocular e dificuldade respiratória grave.

10 – Leve seu animal para um check-up, que ajuda na prevenção e também no diagnóstico precoce de qualquer problema.

 

Fonte: Climatempo

About the author